Sobre o RedePub

Este Projeto, sem perder de vista a escola como um espaço de difusão cultural do conhecimento local, mobiliza uma rede que fomente a relação das ações desenvolvidas na tríade Universidade, Escola e Comunidade, a partir das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na dinamização de ações/ intervenções/proposições que se imbrica a ampliação das discussões de história e memória educativa pública, entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços sociais. Dessa forma, processos de práticas e inovações tecnológicas da Gestão (GesPub) e Processos Formativos (RedeForm) passam a incorporar as delimitações dos estudos nesse projeto, utilizando-se das linguagens geotecnológicas dos ambientes de dinâmicas socioespaciais que configuram sujeitos-histórias-espaços para o registro virtual das memórias. Em ambas as delimitações de foco no RedePub são possíveis de se estabelecer parcerias com escolas de educação básica, superior e instituições comunitárias, e desta rede gerar novas propostas de produções e produtos.

COMO O REDEPUB ESTÁ ESTRUTURADO                                                                                                                                                                                                                                                                                        O RedePub está organizado a partir da cooperação de seus integrantes (Professores do Ensino Superior, graduandos, mestrandos, doutorandos, professores e alunos da Educação Básica) com Temas específicos. Os interesses teóricos (conceituais e metodológicos) de pesquisa em comum dos seus responsáveis passam por um plano de ação de temáticas como:

  • Museu e Acervo Virtual;
  • História e Memória dos espaços de educação;
  • Planejamento com Intermediação Tecnológica;
  • Multiletramento e Geotecnologias;
  • Agenda Acervo RedePub;
  • Educação e Entrelugares;
  • Saber brincante e Tecnologias.

Prof  Dr José Antonio Carneiro Leão é o coordenador do RedePub que faz parte do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.